TÓPICO 1: Tema: Áreas de
conhecimento e sua relação com o currículo
1) Assistir ao filme “PONTO DE MUTAÇÃO
2) Após assistirem ao filme , estimulados para
pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto
escolar, convidamos vocês para refletirem e esboçarem uma forma de trabalhar
o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os
componentes curriculares.
Para provocar o diálogo e dar início à atividade, leiam
o texto “Alguns elementos para se pensar a Educação Alimentar numa
perspectiva Integradora” (abaixo) e procurem outras fontes de
informação.
“Alguns elementos para se pensar a Educação
Alimentar numa perspectiva Integradora”
No Brasil, a Política Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional foi regulamentada em agosto de 2010, por meio do
Decreto nº 7.272. A referida legislação institui uma série de diretrizes e
objetivos, que podem ser resumidos nos seguintes princípios: “(i) promover o
acesso universal à alimentação adequada; (ii) estruturar sistemas justos, de
base agroecológica e sustentáveis de produção, extração, processamento e
distribuição de alimentos; (iii) instituir processos permanentes de educação e
capacitação em segurança alimentar e direito humano à alimentação adequada;
(iv) ampliar e coordenar as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas
para povos indígenas e comunidades tradicionais; (v) fortalecer as ações de
alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo
articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional; (vi)
promover a soberania e segurança alimentar e nutricional em âmbito
internacional; (vii) promover o acesso à água para consumo humano e para a
produção de alimentos” (p. 15-16).
A segurança alimentar engloba desde aspectos
relativos às normas de produção, o transporte e o armazenamento dos alimentos até
o acesso físico e econômico a alimentos básicos para a existência. O emprego, a
educação, a saúde e a informação caracterizam a importância da temática e se
apresentam, também, nos direitos à alimentação adequada (direito de estar livre
da fome e da má nutrição) e à soberania alimentar (direito dos povos de definir
suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo dos
alimentos).
O costume alimentar de um povo é determinado não só
pelas características do ambiente como também pela tradição cultural e pela
produção de técnicas e organização de trabalho de um povo. Contudo, esse
processo é dinâmico e o contato entre culturas promove a modificação de hábitos
alimentares nas sociedades, como é o caso da alimentação fast-food difundida
pelo mundo. A hábitos alimentares nas sociedades, como é o caso da
alimentação fast-food difundida pelo mundo.
A alimentação é uma prática vital para os
indivíduos, mas a compreensão em torno dela implica no entendimento de um
sistema de significações e sentidos socioculturais a ela associada. O
significado e os sentidos de um prato de insetos, por exemplo, é diferente para
povos ocidentais, pois a cultura influencia na sensação de prazer ou repulsa
dos alimentos. Alguns pratos funcionam como demarcadores identitários regionais
(pão de queijo mineiro, vatapá baiano, etc.). A religião também se constitui um
importante fator de influência na constituição da cultura alimentar de um povo
impondo tabus alimentares. O conhecimento e o domínio sobre as formas de produção
do alimento, a sua forma de preparo, de ingestão e de apresentação e os
momentos em que são apreciados também sofrem influência da cultura.
Portanto, uma perspectiva integradora da educação
alimentar no currículo escolar implica necessariamente abordar, além de
conhecimentos sobre os valores nutricionais dos alimentos, que se encontram
sistematizados nos conhecimentos das áreas de ciências da natureza, aspectos
advindos de análises históricas e socioculturais da área de ciências humanas,
dentre outros.
3) Vejam o filme “A Vila”, de M. Night Shyamalan (2004). E, para completar o estudo, sugerimos que
levem para a sala de aula as reflexões propostas abaixo.
(Resumo: A história se passa em uma comunidade
rural ambientada no século XIX, autossustentável,administrada por um conselho
de anciãos. Além da vila, há outros dois ambientes no filme, o bosque e a cidade. O
primeiro é habitado por criaturas perigosas, já o segundo é apresentado como
lugar do crime, da violência, do mal.O bosque é cercado por um grande muro com
cerca elétrica e câmeras de monitoramento, com a presença de vigias
motorizados. Ultrapassar essas fronteiras traz um enorme risco.
Uma medida de segurança é adotar o princípio do acautelamento, da preservação — elaborar e fixar formas para coibir ou inibir as possibilidades de conexão entre esses mundos.)
Uma medida de segurança é adotar o princípio do acautelamento, da preservação — elaborar e fixar formas para coibir ou inibir as possibilidades de conexão entre esses mundos.)
3.1) Faça uma pequena reflexão sobre o nosso isolamento
no interior das nossas disciplinas: quais os riscos que parecem existir ao tentar
interconectar os “pequenos mundos” ?
Obs.: Relacionar com o filme “A Vila”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário