REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 6
- Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades.
- Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução dele.
- Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos?
- Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.
GRUPO 1 - O PPP, mais do que uma exigência legal, é a definição das regras no âmbito da escola. O que deve ser definido no PPP de uma escola que busca a excelência na gestão pedagógica?
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O PPP deve ser elaborado a partir da realidade escolar, utilizando a autonomia prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9.394/96 (BRASIL,1996), fortalecendo a identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o PPP cumprirá o seu papel sendo uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. O Projeto Político Pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades, converte-las em metas educacionais e concretas, a decidir o que fazer para alcançar a aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
O Projeto Político Pedagógico representa um desafio importante na caminhada de uma escola que busca efetivamente uma educação de qualidade. Ela é um espaço em que as pessoas possa dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. Onde há lugar para transformações, contradições, colaboração e criatividade. Uma escola autônoma, onde todos os educadores possam pensar, refletir e avaliar o processo de construção do conhecimento, que não deve ser tratado de forma dogmática e esvaziada de significado.
A Escola torna-se um ambiente desafiador que provoca o questionamento e que define a partir do PPP uma reflexão e a criação de alternativas e soluções, onde numa atitude dialógica se constroem conhecimentos, vivenciam relações e valores em vista da educação integral.
Equipe:
Alessandra
Denise
Liliane
Lusmery
Márcio
GRUPO 2 - O PPP é o mesmo que plano de curso de matérias?
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Não, cada um tem sua funcionalidade, eles apenas se integram visando beneficiar e favorecer o processo de Ensino aprendizagem.
O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Sejam estas de ensino fundamental ou médio, instituições de ensino superior e cursos técnicos de qualquer nível.
A elaboração do plano deve ocorrer na presença do grupo pedagógico da unidade escolar, para assim, atender às características interdisciplinares e contextualizadas estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A construção desse material gera entre os profissionais uma nova postura, ocasionando debates voltados para a satisfação em promover ações norteadoras, visando a um melhor nível de ensino dos conteúdos a serem ministrados. Este plano orienta o profissional no decorrer das atividades escolares, sequenciando os conteúdos primordiais, os eventos escolares, os materiais a serem utilizados, os procedimentos avaliativos, as melhores formas de levar ao educando uma educação de qualidade.
O plano de curso precisa conter no mínimo as seguintes orientações:
Integração seqüencial dos conteúdos didáticos a serem ministrados, detalhamento da proposta pedagógica, listagem dos materiais a serem utilizados como apoio pedagógico , as formas de avaliação individual e coletiva valorizando as habilidades de cada indivíduo,Objetivos gerais a serem alcançados,Objetivos específicos.Conclusão, sendo esta essencial para verificação dos objetivos propostos e da satisfação dos envolvidos no processo educacional.
Devemos salientar que o plano de curso é um instrumento flexível, pois no decorrer do ano letivo, de acordo com o surgimento de novas situações metodológicas, estas poderão ser inseridas e registradas. Algumas unidades escolares adotam dois tipos de trabalho, um ligado à coletividade de todos os professores e outro individual, o qual fornece as particularidades de cada disciplina.
Equipe:
Alessandra
Denise
Liliane
Lusmery
Márcio
Grupo 3 - A construção do PPP na perspectiva democrática da escola demanda etapas. Relacione e comente estas etapas.
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A elaboração do PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA ESCOLA supõe um percurso que pode ser traduzido nas seguintes etapas:
• Ponto de partida: surgimento da necessidade e decisão inicial
• Sedução dos pares: Sensibilização e Preparação
• Ação compartilhada: Tomada de decisão coletiva
• Mãos à obra: Enfim a sistematização do PPP.
De acordo com Vasconcellos, 2000 – deve-se considerar, que todas as etapas são igualmente importantes e demandam o mesmo investimento coletivo para o processo de elaboração PPP, cabendo ao grupo de docentes acrescentar-lhe as ações que estiverem de acordo com a realidade da comunidade assistida pela escola.
É sabido que o PPP deve ser elaborado por representantes de todos os segmentos da escola, isto porque, quando todos estão envolvidos neste processo e podem ter uma visão mais clara de suas necessidades e aplicabilidade no processo educacional.
Estes portanto, devem ser discutidos em reuniões pedagógicas, juntamente com professores, funcionários, segmento de alunos, segmento de pais. O diretor deve participar de todos esses encontros, levar questões que possam esclarecer as discussões e registrar o que foi debatido. Depois disso, a direção também deve fazer a redação deste trecho do PPP - levando em consideração o que esta de acordo com a realidade da escola e compartilhá-lo com toda a comunidade escolar e acolher sugestões e críticas.
Por ser elaborado pela escola e ter informações relevantes, o PPP se manifesta como uma ferramenta de planejamento, de avaliação, de organização e de tomada de decisão que todos os membros da equipes gestora e pedagógica devem observar e consultar a cada tomada de decisão.
Equipe:
Alessandra
Denise
Liliane
Lusmery Márcio