quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pontos para reflexão e proposição de ações


Caros cursistas, leiam as atividades abaixo e façam seus comentários

Considerando os pressupostos das DCNEM, para um ensino médio de qualidade social, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a articulação dos conteúdos com as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base de uma proposta curricular.
1) Como o conhecimento se articula às dimensões da formação humana: a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia.

2) Como promover, na escola, uma discussão desses pressupostos, tendo em vista uma perspectiva de organização curricular de forma integrada.

3)  Como garantir que na organização curricular do ensino médio, os professores realizem os pressupostos das DCNEM.

8 comentários:

  1. Grande parte dos conhecimentos científicos que através do trabalho, hoje foram aprimorados no campo científico e tecnológico, são frutos de experimentos e descobertas, deixados por gerações passadas.
    À medida que a sociedade evolui culturalmente, novas descobertas se realizam.
    O ser humano é capaz de desenvolver e/ou aprimorar suas habilidades, desde que lhe sejam dadas as oportunidades.
    A proposta de um novo currículo, organizado de forma integrada precisa ser descoberta na prática. Não existe receita.
    Os alunos, suas realidades e necessidades sociais deverão nortear os trabalhos dos professores , pedagogos , etc, e assim, definir metas e objetivos da Escola que devemos ser.
    O sucesso da nova proposta irá depender do real investimento que o governo fará na Educação.
    Estamos juntos para mudar os rumos dessa história.
    Joana.

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  2. O Ensino Médio vem passando por diversas transformações em sua forma de organização, estrutura, objetivos e currículos. Dessa forma, o trabalho, ciência, cultura e tecnologia se instituem como um eixo a partir do qual se atribui sentido a cada componente curricular, tendo estes como direcionamento para o desenvolvimento das reais habilidades dos educandos e cabe aos docentes reconhecê-los como sujeitos concretos, com sua história e realidades diferenciadas em seu contexto social. A implantação de um novo currículo se faz necessário, levando em consideração que este deve ser plural e incluso que apresente uma perspectiva multi/intercultural e abra espaço para diferentes etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagens diversificadas. Não podemos contudo nos esquecer que os alunos são o centro culminante de todo o processo e cabe a todos os envolvidos no processo educacional, bem como todos os preocupados com uma educação de qualidade definir metas, objetivos e sobretudo propôr ações apropriadas e eficazes na mobilização de mudanças curriculares em nossas escolas.
    "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda"(Paulo Freire)
    Liliane

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  3. Fazendo modificações no currículo,visando formar o aluno de maneira global para que o mesmo tenha condições de assumir seu papel de cidadão através do desenvolvimento de competências.Por meio de muito estudo, diálogo e troca de informação entre a comunidade escolar e com acompanhamento e apoio das esferas superiores da educação é necessário atitudes e procedimentos sejam valorizados como competências capazes de converter da melhor maneira possível os problemas colocados pela realidade. Os professores precisam de capacitação efetiva que promovam resultados diante deste árduo desafio.
    Lusmery

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  4. A proposta curricular tem em vista maior integração entre as disciplinas e áreas do conhecimento procurando promover a compreensão do aluno voltado para o trabalho, desenvolvimento científico e tecnológico.
    Cabe a escola fazer um diagnóstico da realidade de seus alunos para depois ,juntamente com os alunos, professores, coordenadores pedagógicos, a elaboração do Projeto Político Pedagógico para analisar e registrar as dificuldades encontradas e buscar formas de saná-las. Esse desafio deve ser feito pensando nos jovens, na sua formação social, tornando-os cidadãos ativos na sociedade.
    A nova proposta curricular para o ensino médio, estimula a sociabilização, a pesquisa e projetos com a participação ativa da comunidade e família, porque sem o apoio da família a educação torna-se mais difícil.
    Aos professores, estimular a participação dos alunos com atividades que fazem o aluno pensar, raciocinar e analisar suas ideias.
    Todos empenhados para uma educação melhor!
    Denise.

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  5. 1) Como o conhecimento se articula às dimensões da formação humana: a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia?
    Resposta:
    Faz – se necessário superar o caráter enciclopédico versus pragmático do currículo, oportunizando a contextualização e a mudança do conhecimento escolar. É necessário um trabalho em equipe, pois educação de qualidade é compromisso de todos os envolvidos no processo, inclusive dos pais, sem hierarquização ou isolamento entre as disciplinas e os profissionais da educação. As dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura são a base da proposta e do desenvolvimento curricular e se constituem como um eixo. Para tanto, faz-se necessário o diálogo permanente com os sujeitos, uma vez que estas dimensões dependem da sociedade e dos indivíduos.

    2) Como promover, na escola, uma discussão desses pressupostos, tendo em vista uma perspectiva de organização curricular de forma integrada?
    Resposta:
    Deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias e o papel do professor, frente às novas tecnologias, será diferente. Com as novas tecnologias pode-se desenvolver um conjunto de atividades com interesse didático-pedagógico, como: intercâmbios de dados científicos e culturais de diversa natureza, não basta que os alunos simplesmente se lembrem das informações: eles precisam ter a habilidade e o desejo de utilizá-las, precisam saber relacioná-las, sintetizá-las, analisá-las e avaliá-las. Juntos, estes elementos constituem o pensamento crítico aparecendo em aula quando os alunos se esforçam para ir além de respostas simples, quando desafiam idéias e conclusões e procuram unir eventos não relacionados dentro de um entendimento coerente do mundo. Mas sua aplicação mais importante está fora da sala de aula. A habilidade de pensar criticamente apresenta pouco valor se não for exercitada no dia-a-dia das situações da vida real.

    3) Como garantir que na organização curricular do ensino médio, os professores realizarem os pressupostos da DCNEM?
    Resposta:
    O projeto político-pedagógico da escola apresenta a proposta educativa construída pela comunidade escolar no exercício de sua autonomia, com base no diagnóstico dos estudantes e nos recursos humanos e materiais disponíveis, sem perder de vista as orientações curriculares nacionais e as orientações dos respectivos sistemas de ensino. É importante que haja uma ampla participação dos profissionais da escola, da família, dos estudantes e da comunidade local na definição das orientações imprimidas nos processos educativos. O projeto político – pedagógico deve ser apoiado por um processo contínuo de avaliação que permita corrigir os rumos e incentivar as boas práticas. Há necessidade de se colocar sempre o estudante no centro do planejamento curricular, considerá-lo um sujeito com todas as suas necessidades e potencialidades, que tem uma vivência cultural e é capaz de construir a sua identidade pessoal e social. Os educandos precisam ser parte ativa nas discussões para a definição das regras da escola, sendo estimulados à auto-organização e devem ter acesso a mecanismos que permitam se manifestar sobre o que gostam e o que não gostam na escola e a respeito da escola a que aspiram. A integração curricular a partir das esferas laboral, cientifica, tecnológico e cultural praticado na escola, requer um trabalho que dialogue entre as várias áreas, a fim que se possa sair do mundo das idéias e alcançar a transformação do cotidiano escolar. Buscando na condição de docente, fazer o papel de mediadores do conhecimento, relacionando os conceitos específicos de cada componente curricular como contexto de produção original deste conhecimento. Em outras palavras a teoria aliada à prática.

    Márcio

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  6. PONTOS PARA REFLEXÃO E PROPOSIÇÃO DE AÇÕES: (JOSUE PAGLIOTO)

    QUESTÃO 1
    A articulação do conhecimento só fará sentido quando tanto alunos quanto professores entenderem as conexões obrigatórias existentes entre as dimensões. A soma das partes, devidamente compreendidas é que formarão a imagem do todo visto que é impossível entender o todo se uma das partes não estiver presente. Uma interação entre os mestres para estabelecer essas conexões e formar um discurso coerente e coeso é que fará com que nossos alunos compreendam através de nós o mundo complexo em que estão inseridos. Esse, a meu ver é o grande desafio da educação integral. Primeiro, professores integrais depois o céu é o limite.

    QUESTÃO 2
    Acredito que o debate franco é um bom caminho, ao ouvir o outro com suas particularidades e opiniões estaremos exercitando e contribuindo para a promoção e para a formação do tão esperado currículo integrado. O ponto de partida é o debate, o diálogo.
    QUESTÃO 3
    A partir do momento que todos nós professores entendermos sinceramente a proposta, debatermos suas dificuldades e qualidades, tivermos domínio sobre o conteúdo e principalmente acreditarmos que vai dar certo, quebrando paradigmas e nos abrindo para o novo a adesão será intensa e com paixão. Quem não acreditar não conseguirá contribuir de forma eficiente e eficaz.

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  7. Para melhor articular a formação humana ciência, cultura,muito trabalho e tecnologia não podem faltar além do dialogo que é a base de formação do aluno.A escola esta sempre e na medida do possível desenvolvendo projetos interdisciplinares afim de despertar o interesse no aluno em suas pesquisas e ele próprio adquirir auto confiança na sua capacidade.os professores (alguns) precisam melhorar seu desempenho para interagir . Porque muitos dos professores que são responsáveis pelas as escolhas de seu aluno somos verdadeiros mediadores.Raquel.

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  8. Nas últimas quatro décadas as diferentes reformas da escola media tem apresentado tentativas de suprir a contradição social básica que recai sobre esse nível de ensino .Para que a escola seja realmente transformadores ela deve combinar parâmetros de qualidades e educativa , interação atenção as tendências e inovações.todos esses processos devem ser bem compreendidos,observados e colocados em pratica agora,para que possa ajudar a resolver o futuro e ate o presente da educa;ao do Brasil.
    Tendo como qualidade educativa q envolve a incorpora;ao de novos espaços e mais pessoas ao processo a defini;ao de um currículo alinhado a diversidade e relacionado com a vida cotidiana e o estimulo a colabora;ao ,respeitando direitos e saberes individuais.
    Que o currículo seja um instrumento de flexibiliza;ao de resistência as mudanças de abrangência de conhecimentos e uma possibilidade real de experiências alternativas inovadoras na educa;ao dos nossos jovens brasileiros.
    Maria Inês

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