REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 1
- Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho.
- Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)?
- Quais os possíveis motivos para tal exclusão?
- Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos (as) na tomada de decisões dessa mesma natureza.
- Quais os possíveis motivos dessa inclusão?
- Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola.
- Que posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?
TÓPICO 1- GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA PÚBLICA
ResponderExcluirNão existe GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. Todas as mudanças que acontecem a nível de governo, são acatadas pela escola. .A Educação nunca foi prioridade no Brasil. Não somos envolvidos em processos de decisão sobre a implementação ou adequação de programas com os quais trabalharemos
A mais recente mudança foi o REIVENTANDO O ENSINO MÉDIO. Em nossa escola,o projeto tornou-se inviável. Não fomos ouvidos a respeito da sua implementação e funcionalidade. A carga horária foi aumentada, novo conteúdo acrescentado ao currículo, com isso a necessidade do 6º horário.
Como o projeto não foi adequado à nossa realidade, os alunos do primeiro ano do turno da manhã, vão pra suas casas ,no turno da tarde, a metade vai pra casa a outra metade assiste aula. Nós professores ficamos cumprindo horário sozinhos pela manhã e à tarde, ficamos com um trabalho fragmentado. Isso acarretou um prejuízo aos alunos, que deixam de assistir aulas do 6º horário. Como não houve uma comunicação e uma decisão conjunta entre os envolvidos, a Prefeitura não dispõe de veículos para atender a demanda do programa implantado. O que aconteceu então? O reiventando Ensino Médio, só tem funcionalidade no papel.
Quando se trata de colocar os projetos em funcionamento, somos incluídos .Temos que nos virar para fazer com que nossos alunos não fiquem prejudicados . O governo promove as mudanças sem conhecer de fato a realidade das escolas.Fato é que já é comum as coisas acontecerem desta forma. Pessoas que não vivem o dia a dia em sala de aula, fazem propostas de projetos sem ouvir as partes envolvidas.
Somos envolvidos quando se trata da escolha de um livro didático. Recebemos vários exemplares para avaliar e escolher.
Participamos da elaboração do PPP da escola. Somos ouvidos e nossas opiniões são consideradas. Isso é de grande importância, pois assumimos juntos o trabalho que queremos desenvolver em nossa escola.
Fica evidente que tudo aquilo que decidimos juntos, com o conhecimento real do que é possível realizar, acontece de maneira positiva, tem mais chance de dar certo, uma vez que cada um assume sua parte de responsabilidade no processo.
Gestão democrática se consegue fazendo, tentando, e insistindo, pois foram anos e anos sem uma participação efetiva na gestão de nossas escolas, frutos de um período ditatorial que obscureceu a vida no país em todos os aspectos.
A escola é o reflexo da sociedade e nós sabemos que não estamos ainda bem educados em questões de participação democrática, é só prestar atenção na corrupção e na compra de votos.
A escola, ao se propor democrática, ao discutir democracia, ao trazer para a prática toda a teoria que envolve o ser democrático, irá, de forma contundente contribuir para democracia nacional. Boas práticas geram frutos saudáveis.
Grupo:
Joana- Matemática
Elaine- Filosofia e sociologia
Josué-Empreendedorismo
Wallace- História
Elenice- Artes