REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 3
- Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares.
- Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola.
- Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista:
a) levantar decisões tomadas;
b) comparar tais decisões com a prática existente na escola;
c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente.
b) comparar tais decisões com a prática existente na escola;
c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente.
- Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.
Ao reunirmos para conversarmos sobre o colegiado, percebemos que ele tem papel bem formal e não para tomar decisões.
ResponderExcluirExiste também um distanciamento entre os representantes e alunos, pois os representados não contam com colegiado nas suas decisões, eles não acreditam nos representantes para suas decisões.
Raquel
Marinez
Reinaldo (Paté)
Neusa