sexta-feira, 21 de novembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 3



REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 3

  • Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares. 

  • Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. 

  • Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista: 

a) levantar decisões tomadas;
b) comparar tais decisões com a prática existente na escola;
c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente. 

  • Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.

Um comentário:

  1. Ao reunirmos para conversarmos sobre o colegiado, percebemos que ele tem papel bem formal e não para tomar decisões.
    Existe também um distanciamento entre os representantes e alunos, pois os representados não contam com colegiado nas suas decisões, eles não acreditam nos representantes para suas decisões.
    Raquel
    Marinez
    Reinaldo (Paté)
    Neusa

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