sexta-feira, 21 de novembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 4



REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 4
Leia o texto sobre como construir um Grêmio Estudantil (material mencionado no SAIBA MAIS da pág. 26) e faça um comentário sobre sua possível criação na escola onde você atua. 

Um comentário:

  1. Em nossa escola ainda não foi criado o grêmio estudantil. Percebe-se que este tem papel importante para a democratização e para a participação do estudante na tomada de decisões da escola, porém nem sempre ele é ouvido. Também temos que entender que nem todos os alunos envolvidos no Grêmio estão realmente preocupados com a democratização e com as reais necessidades da escola, apenas vêem os interesses voltados para as possibilidades que lhe é primordial. Não que estes não tenham interesse, mas porque ainda estamos condicionados ao sistema de que apenas adultos são competentes e que somente estes tem a possibilidade de tomar as decisões referentes ao que diz respeito a vida estudantil. Incluir os jovens nas decisões é uma tarefa que demanda muitas mudanças, demanda tempo e paciência para discernir o que é importante ou não. Assim percebo que constituir o Grêmio Estudantil na escola não garante a melhoria do ensino, por conta da participação, mas vai fazer com que os alunos comecem a perceber a importância de escolher bons representantes, bem como, de participar nas decisões que dizem respeito a sua vida estudantil. Precisamos ainda ensinar aos nossos alunos o que fazer com a possibilidade de participar que temos na sociedade.

    Alessandra
    Denise
    Liliane
    Lusmery
    Márcio

    ResponderExcluir