sexta-feira, 21 de novembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 2



REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 2

  • Junte-se a outros colegas e procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos. 

  • Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as razões pelas quais isso não ocorreu. 

  • Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos colegas? 

  • Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?

Um comentário:



  1. TÓPICO 2- DIREÇÃO DA ESCOLA E GESTÃO DEMOCRÁTICA


    Grande parte das tomadas de decisões administrativas da escola são feitas apenas pela direção. Atividades que fogem do pedagógico, participamos e ajudamos, mas não discutimos antes sobre como fazer. Já projetos pedagógicos e interdisciplinares, são discutidos e avaliados por todos os envolvidos, antes de serem executados. Todos os projetos desenvolvidos pela escola são democráticos. A opinião de todos é considerada. Isto faz com que tenhamos sempre sucesso no decorrer dos trabalhos e no produto final.
    Não estamos acostumados com este modelo de escola democrática em todas as situações.Talvez pelo próprio sistema. As coisas acontecem e de repente quando percebemos, se transforma em hábito.Em contrapartida,acreditamos que não há como fugir dessa nova escola que nos é proposta. Não temos mais alunos passivos, que aceitam tudo sem questionar. Da mesma forma os professores . É preciso perder o medo do novo, do desconhecido e fazer diferente. Juntos podemos aprender a cada dia. Não teremos uma escola melhor, se não tentarmos fazer diferente.
    Para que haja um trabalho conjunto, é preciso abrir espaços e criar um clima de cooperação em todos os setores da escola. Não creio que tudo o que a SSE “sugere”, tenha que ser acatado tal como proposto. Cada escola tem sua realidade.Com diálogo, democracia, podemos tentar fazer o melhor, dentro do que é possível. Que seja dado a cada um a sua parcela de responsabilidade.


    Grupo:
    Joana- Matemática
    Elaine- Filosofia e sociologia
    Josué-Empreendedorismo
    Wallace- História
    Elenice- Artes

    ResponderExcluir