sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CADERNO IV

Caros cursistas,
Estamos iniciando os estudos do Caderno IV. Ele apresenta a discussão a respeito do direito, reconhecido pelas DCNEM, que o estudante do Ensino Médio tem de se inserir no mundo formal dos conhecimentos – culturalmente produzidos e sistematizados pelas ciências - e difundidos, aplicados e socialmente valorados – para que possam participar de maneira inclusiva na dinâmica da sociedade.

Provoca reflexões discutindo que a elaboração de um currículo integrado no Ensino Médio, em suas diferentes modalidades, enquanto formação humana, é um direito de todo brasileiro, uma conquista histórica e uma construção tardia na qual não devemos aceitar retrocessos. 


Vocês deverão fazer a leitura deste caderno.Como primeira tarefa, peço que assistam ao filme "PONTO DE MUTAÇÃO" e realizem  a "Reflexão e Ação" das páginas 16 a 19.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO FILME PONTO DE MUTAÇÃO


Um comentário:

  1. Pontos para reflexão e proposição de ações:
    O conhecimento pode se articular às dimensões de formação humana se: O currículo for adaptado à necessidade de se formar o aluno de maneira integral; expandindo os limites da escola,oferecendo aos alunos não só conteúdos já aplicados,mas voltados para que ele tenha condições de assumir seu papel de cidadão.
    O diálogo, a troca de informações, entre a comunidade escolar, e o respaldo das esferas superiores da educação podem promover ,na escola, uma discussão desses pressupostos,tendo em vista uma perspectiva de organização curricular de forma integrada.
    O professor deve ter o apoio de pessoas capacitadas, não para cobrar, mas para auxiliá-lo ;além de capacitações efetivas que realmente deem resultados diante deste árduo desafio.

    Reinaldo

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