Estamos iniciando os estudos do Caderno IV. Ele apresenta a discussão a respeito do direito, reconhecido pelas DCNEM,
que o estudante do Ensino Médio tem de se inserir no mundo formal dos
conhecimentos – culturalmente produzidos e sistematizados pelas ciências - e
difundidos, aplicados e socialmente valorados – para que possam participar de
maneira inclusiva na dinâmica da sociedade.
Provoca
reflexões discutindo que a elaboração de um currículo integrado no Ensino
Médio, em suas diferentes modalidades, enquanto formação humana, é um direito
de todo brasileiro, uma conquista histórica e uma construção tardia na qual não
devemos aceitar retrocessos.
Vocês deverão fazer a leitura deste caderno.Como primeira tarefa, peço que assistam ao filme "PONTO DE MUTAÇÃO" e realizem a "Reflexão e Ação" das páginas 16 a 19.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO FILME PONTO DE MUTAÇÃO
Pontos para reflexão e proposição de ações:
ResponderExcluirO conhecimento pode se articular às dimensões de formação humana se: O currículo for adaptado à necessidade de se formar o aluno de maneira integral; expandindo os limites da escola,oferecendo aos alunos não só conteúdos já aplicados,mas voltados para que ele tenha condições de assumir seu papel de cidadão.
O diálogo, a troca de informações, entre a comunidade escolar, e o respaldo das esferas superiores da educação podem promover ,na escola, uma discussão desses pressupostos,tendo em vista uma perspectiva de organização curricular de forma integrada.
O professor deve ter o apoio de pessoas capacitadas, não para cobrar, mas para auxiliá-lo ;além de capacitações efetivas que realmente deem resultados diante deste árduo desafio.
Reinaldo