REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - TÓPICO 5
- Tente realizar com um grupo de colegas a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais.
- Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam.
- Junto com um grupo de colegas, troquem e registrem suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar.
- Com base no que discutiram, proponham formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.
É necessário buscar o envolvimento da família na aprendizagem dos seus filhos, valorizar e orientar os pais no sentido de incentivar as boas relações com a escola e com todos que fazem parte desse contexto,incentivando os pais a parecerem nas reuniões pedagógicas não só para cobrar notas e sim para avaliar como o filho está se saindo no ano letivo e se tiver alguma dificuldade orientar esses pais como fazer para ajudá-lo. A escola está diante de um grande desafio, necessitando da real interação da família para o benefício do desempenho escolar de seus filhos e só assim poderá fazer uma educação de qualidade e que possa promover o bem estar de todos. Na E. E. Padre José Epifânio Gonçalves sempre que existe um problema a ser pensado e resolvido, reúnem pais, alunos, professores e funcionários para responder, encontrar alternativas e idéias para resolvermos as dificuldades que existem. São vários os momentos que em conjunto e com um único objetivo nos levam a repensar na qualidade da educação e o mais importante, é que todos se comprometam pela causa.
ResponderExcluirAlessandra
Denise
Liliane
Lusmery
Márcio