Caro (a) cursista,
Uma forma de mobilizar
vários dos conceitos discutidos nesta unidade passa pela possibilidade de planejar
um trabalho interdisciplinar, em que linguagens e as diferentes
dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia apareçam
entrelaçados com um tema de interesse dos jovens de Ensino Médio. Entre tantos
possíveis, um desses temas poderia ser estudar o que “faz a cabeça” das
pessoas, particularmente dos jovens, em relação ao padrão corporal, o “ideal estético” a ser alcançado por homens e
mulheres.
Para desenvolver um
trabalho nessa linha, uma possibilidade seria debruçar-se sobre uma revista
ou outro artefato cultural consumido pelos jovens da sua escola, na
qual o padrão corporal fique sempre em evidência. Dessa forma, para desenvolver
essa atividade recomendamos que o grupo de professores escolha uma revista
específica, preferencialmente, disponível em internet.
Essa abordagem pode ser
realizada em duas etapas:
1- A primeira delas seria a da análise. Tomando como base os
conhecimentos das diferentes disciplinas da área de Linguagens e de disciplinas
de outras áreas, os estudantes seriam desafiados a analisar a revista em
diversas perspectivas, passando tanto pelo conteúdo, como pela identificação
dos gêneros textuais predominantes, os efeitos de sentidos procurados, o uso
das imagens, o desenho, organização etc.
Professores, tomando como
referência essa proposta de trabalho interdisciplinar, perguntamos: Qual
seriam, em sua perspectiva, os conhecimentos mais “valiosos” que o seu
componente curricular poderia aportar para a análise? Qual é a relação desses
conhecimentos com as dimensões trabalho, cultura, ciência e tecnologia
discutidas nesta unidade?
2- Na segunda etapa do trabalho, haveria a possibilidade de mobilizar os estudantes para a produção de uma revista (ou artefato similar) para tratar do tema padrão corporal a partir de um ponto de vista diferente daquele defendido e difundido pela revista analisada. Nesse contexto a pergunta é: Professores, na perspectiva de seu componente curricular, que conhecimentos são necessários para potencializar a “produção” da revista pelos alunos, tanto no que se refere ao conteúdo como a sua forma considerando o público para o qual ela é direcionada?
Agora, tendo respondido as questões referentes às duas etapas dessa atividade pedagógica pediríamos que você, professor e professora, discutisse com os colegas sobre as possibilidades oferecidas por projetos como este para o trabalho com os estudantes, assim como para o desenvolvimento de práticas de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário