QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
Questão 1
Destaque
as críticas apresentadas, no caderno, sobre a fragmentação do conhecimento, no
interior do componente curricular, e a falta de interação entre os componentes
da área, nos currículos de Biologia, Física e Química.
Questão 2
“As
abordagens pedagógico-curriculares dependem dos objetivos pedagógicos
estabelecidos pelo professor. No entanto,
também podem contribuir para corroborar com uma visão das Ciências da
Natureza neutra. Objetiva, com verdades absolutas e imutáveis ou para romper
com essa visão e ampliar a compreensão do papel dessa área de conhecimento na
sociedade e de seus modos de funcionamento.” (p.11). Como o Caderno discorre
sobre esse questão?
Questão 3
Estabeleça
a relação entre a “Alfabetização Científica” e “linguagem no processo
formativo” do (a) aluno(a).
Questão 4
Em
que se fundamenta a opção apresentada no Caderno pela “organização do trabalho
por temáticas” e o uso de “práticas que envolvam a participação ativa dos
estudantes?
Questão 5
Quais
são as implicações para a educação científica, de sua adesão à perspectiva CTS
( Ciência, Tecnologia e Sociedade)?
Questão 6
Caracterize
as abordagens pedagógico-curriculares na área de Ciências da Natureza
destacadas pelo Caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário