quinta-feira, 7 de maio de 2015

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO- CADERNO III: CIÊNCIAS DA NATUREZA



QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

Questão  1
Destaque as críticas apresentadas, no caderno, sobre a fragmentação do conhecimento, no interior do componente curricular, e a falta de interação entre os componentes da área, nos currículos de Biologia, Física e Química.

Questão  2
“As abordagens pedagógico-curriculares dependem dos objetivos pedagógicos estabelecidos pelo professor. No entanto,  também podem contribuir para corroborar com uma visão das Ciências da Natureza neutra. Objetiva, com verdades absolutas e imutáveis ou para romper com essa visão e ampliar a compreensão do papel dessa área de conhecimento na sociedade e de seus modos de funcionamento.” (p.11). Como o Caderno discorre sobre esse questão?

Questão 3
Estabeleça a relação entre a “Alfabetização Científica” e “linguagem no processo formativo” do (a) aluno(a).

Questão  4
Em que se fundamenta a opção apresentada no Caderno pela “organização do trabalho por temáticas” e o uso de “práticas que envolvam a participação ativa dos estudantes?

Questão 5
Quais são as implicações para a educação científica, de sua adesão à perspectiva CTS ( Ciência, Tecnologia e Sociedade)?

Questão 6
Caracterize as abordagens pedagógico-curriculares na área de Ciências da Natureza destacadas pelo Caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário