Caro professor, cara professora, leiam as proposições abaixo,
retiradas do livro
Ensino de Ciências e Cidadania das autoras Myrian Krasilchik e
Marta Marandino (2007, p. 54-55). Este livro pode ser encontrado na biblioteca da sua escola, pois faz parte
do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor , do ano de 2010.
ENSINAR CIÊNCIAS É:
•Estimular atividade intelectual e social dos alunos.
•Motivar e dar prazer pelo aprendizado.
•Demonstrar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de
um esforço cumulativo de toda a humanidade.
•Demonstrar que o conhecimento científico vai mudando à medida que
novas informações e teorias levam a
interpretações diferentes de fatos.
•Estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na
exploração de fenômenos de interesse dos
alunos.
•Fazer com que os estudantes conheçam fatos, conceitos e ideias
básicas da ciência.
•Dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar
investigações científicas rigorosas e éticas.
ENSINAR CIÊNCIAS NÃO É:
•Realizar exercícios de laboratório seguindo “receitas”, sem
promover discussões para análise de pro
cedimentos e resultados.
•Usar “fórmulas” para resolver problemas sem discutir o seu
significado e propostas alternativas.
•Fazer os alunos decorarem termos que não mais serão usados
durante o curso.
•Priorizar na sequência do curso e das aulas o conteúdo sem levar
em conta fatores que promovam a motivação e o interesse pelo mesmo.
•Não relacionar e exemplificar sempre que possível o conteúdo ao
cotidiano e às experiências pessoais dos alunos.
•Não apresentar aplicações práticas do que é ensinado.
•Não criar situações para realização de experimento mesmo em
situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre
outras.
•Permitir que os alunos pensem que a Ciência está pronta e acabada
e que os conhecimentos atuais são definitivos.
•Não apresentar e analisar a evolução histórica da ciência.
Discuta essas afirmações com os seus colegas. Todos concordam com
essas afirmações? Como podem, de fato,
serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?
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