Estamos
iniciando nossa 2ª etapa e, abaixo, seguem
as orientações relativas às atividades obrigatórias do Caderno I.
Conforme combinamos, estas atividades serão realizadas coletivamente.
Bons estudos!
3ª REFLEXÃO E AÇÃO – GRUPO III: (página 32)
Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado
como síntese desta unidade do Caderno, página 31. A seguir, em pequenos
grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola
(Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na
escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os
resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
PROBLEMA
(O que precisa ser mudado)
|
IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
|
AÇÕES
(Para resolver o problema)
|
OBSERVAÇÃO:
1- Selecione um líder, em cada grupo. Ele ficará encarregado de enviar as
atividades realizadas para mim.
2- Todas as atividades realizadas serão apresentadas no próximo encontro.
BOM TRABALHO!
REFLEXÃO E AÇÃO – ATIVIDADE pág. 32
ResponderExcluirPROBLEMA
(O que pode ser mudado)
1. A maioria dos alunos chegam ao ensino médio com deficiências graves em alguns conteúdos, por esse motivo ficam perdidos ou às vezes desinteressados em aprender.
2. Falta de participação ativa da família.
3. A maioria dos jovens veem a escola como um problema para seu crescimento social e financeiro.
4. Vários professores trabalham seus conteúdos de forma mecânica e isolada.
5. Infrequência e a redução da carga horária de cada disciplina.
IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Baixa expectativa em relação ao futuro e ao mercado de trabalho.
Ao chegar no ensino médio os jovens não são mais supervisionados pela família, por acreditarem que estes são suficientemente responsáveis por suas escolhas.
Abandonam o Ensino Médio e não chegam à Universidade porque não tem nenhuma expectativa de crescimento intelectual.
O aluno fica desmotivado tanto pelo conteúdo quanto por aprender.
O aluno perde a sequência dos conteúdos trabalhados e na maioria das vezes o número de aulas não é suficiente para que o professor possa colocar em prática todo assunto exigido pelo CBC.
AÇÕES
(Para resolver o problema)
Aulas de reforço no contraturno, professor à disposição dos alunos para esclarecimento de dúvidas.
Promover palestras eventos e ostras atividades que agradem aos alunos e suas famílias.
Despertar no aluno o interesse pelo estudo a partir do uso de tecnologia como ferramenta que o ajudará nas atividades através de jogos e aplicativos que possam gerar conhecimento e apendizagem para eles.
Os professores devem trabalhar de forma interdisciplinar com projetos voltados mais para a prática do que para a teoria. Isso permitirá que as aulas sejam mais agradáveis e que o aprendizado seja mais qualificado.
Melhorias na qualidade do ensino por parte governamental e maior cobrança da freqüência escolar.
Grupo: Elenice, Denise e Mônica