Estamos
iniciando nossa 2ª etapa e, abaixo, seguem
as orientações relativas às atividades obrigatórias do Caderno I.
Conforme combinamos, estas atividades serão realizadas coletivamente.
Bons estudos!
2ª REFLEXÃO e AÇÃO – Grupo II: (página 20)
Professora e professor, propomos uma reflexão
acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores,
funcionários e familiares nos processos de gestão democrática da escola, com
vistas à socialização do conhecimento e democratização das relações internas
na escola.
Realize uma discussão com os estudantes em pelo
menos uma de suas turmas para
debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e
no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo
enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por
exemplo, a reescrita do PPP. Nesta atividade formativa de reescrita do PPP,
todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de
autor do projeto da escola em condições de igualdade, superando os limites da
democracia representativa que circunscreve o exercício de voz e voto apenas
àqueles representantes eleitos.
Nesta reflexão, realize as seguintes atividades:
1) Explicite as principais características da
pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como
fundamentos a serem considerados no PPP.
2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de
suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação
democrática.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade
estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e
professores.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada
como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir
dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma
análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes
questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos
imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa
situação? Destaque as contribuições dos estudantes. Agora, encaminhe os
registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição
para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.
OBSERVAÇÃO:
1- Selecione um líder, em cada grupo. Ele ficará encarregado de enviar as
atividades realizadas para mim.
2- Todas as atividades realizadas serão apresentadas no próximo encontro.
BOM TRABALHO!
Sabemos que a educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando seu preparo para o exercício da cidadania.
ResponderExcluirDiante do cenário que a educação se encontra é fundamental direcionarmos os olhares para a juventude de nossa sociedade. É um desafio enorme lidar com no cotidiano escolar com tensões e contradições que dificultam o rendimento e aprimoramento das práticas pedagógicas.
Com objetivos propostos no PPP, buscamos proporcionar uma organização voltada para o individual e também para o coletivo de acordo com as reais necessidades da instituição. É sabido que o PPP é um instrumento riquíssimo no cotidiano escolar sendo, portanto um facilitador, um canal de diálogo entre comunidade escolar e a sociedade que está inserida.
Preocupados em buscar soluções, métodos e melhor engajamentos para colocar em prática nossas ações, desenvolvemos um trabalho coletivo com os alunos do 3° ano A da Escola Estadual “Padre José Epifânio Gonçalves, em Barra Longa, para refletirmos e juntos elaboramos ações que nos beneficiem tanto quanto às questões docentes quando discentes. O resultado foi surpreendedor, pois, ao analisarmos as questões propostas tivemos a certeza de que nossos jovens estão sim, preocupados com uma educação de qualidade e buscam através da escola melhores condições de crescimento pessoal e coletivo. Estes por sua vez interessam e sentem capazes de participar e juntamente com os segmentos de opinar e decidir e buscar melhores condições de crescimento. Os alunos percebem que muitas são as possibilidades que a escola lhes oferece e reconhecem que os conselhos escolares e de classe são fundamentais para promover uma educação inovadora beneficiando-os e estimulando-os no enriquecimento de conhecimentos culturais e sociais ajudando-os a vencer os obstáculos no processo de ensino-aprendizagem.
Um dos problemas que já é de conhecimento da equipe pedagógica e que também teve destaque no trabalho realizado com os estudantes foi a participação de poucos pais na vida escolar dos filhos. Os mesmos disseram que mesmo estando no Ensino Médio, sentem falta da presença da família nas atividades realizadas na escola, reconheceram também que a maiores destes, são advindos da zona rural, o que também dificulta a participação efetiva.
Baseados nesta atividade professores e estudantes elaboraram uma pesquisa a ser realizada com os pais para indagação de pontos que possam beneficiar esta parceria tão importante na vida desses alunos, buscando o que permitirá e irá lhe proporcionar um ambiente agradável, prazeroso e, sobretudo para que a família se alie a escola em busca de uma educação de qualidade.
É sabido, pois, que torna-se indispensável socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos educandos, que trazem consigo o saber popular, o saber da comunidade em que vivem e atuam. A interligação desses saberes pelos estudantes e pela comunidade local representa um elemento decisivo para o processo de democratização da própria sociedade.
Equipe: Liliane Alves Ferreira
Lusmery Alves
Raquel Ap. Gomes Gonçalves.