quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

REFLEXÃO E AÇÃO - GRUPO 2

Caro (a) cursista,

Estamos iniciando nossa 2ª etapa e, abaixo, seguem as orientações relativas às atividades obrigatórias do Caderno I. Conforme combinamos, estas atividades serão realizadas coletivamente. Bons estudos!




2ª REFLEXÃO e  AÇÃO – Grupo II: (página 20)

Professora e professor, propomos uma reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratiza­ção das relações internas na escola.

Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da auto­nomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP. Nesta atividade formativa de reescrita do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos.

Nesta reflexão, realize as seguintes ati­vidades:
1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.
2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.
3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.
4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas ati­vidades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como con­tribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.




OBSERVAÇÃO:
 
1-    Selecione um líder, em cada grupo. Ele ficará encarregado de enviar as atividades realizadas para mim.
2-    Todas as atividades realizadas serão apresentadas no próximo encontro.


BOM TRABALHO!



Um comentário:

  1. Sabemos que a educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando seu preparo para o exercício da cidadania.
    Diante do cenário que a educação se encontra é fundamental direcionarmos os olhares para a juventude de nossa sociedade. É um desafio enorme lidar com no cotidiano escolar com tensões e contradições que dificultam o rendimento e aprimoramento das práticas pedagógicas.
    Com objetivos propostos no PPP, buscamos proporcionar uma organização voltada para o individual e também para o coletivo de acordo com as reais necessidades da instituição. É sabido que o PPP é um instrumento riquíssimo no cotidiano escolar sendo, portanto um facilitador, um canal de diálogo entre comunidade escolar e a sociedade que está inserida.
    Preocupados em buscar soluções, métodos e melhor engajamentos para colocar em prática nossas ações, desenvolvemos um trabalho coletivo com os alunos do 3° ano A da Escola Estadual “Padre José Epifânio Gonçalves, em Barra Longa, para refletirmos e juntos elaboramos ações que nos beneficiem tanto quanto às questões docentes quando discentes. O resultado foi surpreendedor, pois, ao analisarmos as questões propostas tivemos a certeza de que nossos jovens estão sim, preocupados com uma educação de qualidade e buscam através da escola melhores condições de crescimento pessoal e coletivo. Estes por sua vez interessam e sentem capazes de participar e juntamente com os segmentos de opinar e decidir e buscar melhores condições de crescimento. Os alunos percebem que muitas são as possibilidades que a escola lhes oferece e reconhecem que os conselhos escolares e de classe são fundamentais para promover uma educação inovadora beneficiando-os e estimulando-os no enriquecimento de conhecimentos culturais e sociais ajudando-os a vencer os obstáculos no processo de ensino-aprendizagem.
    Um dos problemas que já é de conhecimento da equipe pedagógica e que também teve destaque no trabalho realizado com os estudantes foi a participação de poucos pais na vida escolar dos filhos. Os mesmos disseram que mesmo estando no Ensino Médio, sentem falta da presença da família nas atividades realizadas na escola, reconheceram também que a maiores destes, são advindos da zona rural, o que também dificulta a participação efetiva.
    Baseados nesta atividade professores e estudantes elaboraram uma pesquisa a ser realizada com os pais para indagação de pontos que possam beneficiar esta parceria tão importante na vida desses alunos, buscando o que permitirá e irá lhe proporcionar um ambiente agradável, prazeroso e, sobretudo para que a família se alie a escola em busca de uma educação de qualidade.
    É sabido, pois, que torna-se indispensável socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos educandos, que trazem consigo o saber popular, o saber da comunidade em que vivem e atuam. A interligação desses saberes pelos estudantes e pela comunidade local representa um elemento decisivo para o processo de democratização da própria sociedade.



    Equipe: Liliane Alves Ferreira
    Lusmery Alves
    Raquel Ap. Gomes Gonçalves.

    ResponderExcluir