Caro (a) cursista,
Estamos iniciando nossa 2ª etapa e, abaixo, seguem
as orientações relativas às atividades obrigatórias do Caderno I. Conforme combinamos, estas atividades serão realizadas coletivamente. Bons estudos!
1ª REFLEXÃO e AÇÃO – Grupo I: (página 13)
O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão
acerca da diversidade na sociedade e na escola.
Assista ao vídeo no endereço: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=17766
Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões:
1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio
na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola
propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê? Essa
reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola?
Registre as conclusões dessa reflexão, destacando
os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e
na elaboração do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa
reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a
mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola.
OBSERVAÇÃO:
1- Selecione um líder, em cada grupo. Ele ficará encarregado de enviar as
atividades realizadas para mim.
2- Todas as atividades realizadas serão apresentadas no próximo encontro.
BOM TRABALHO!
Reflexão e ação
ResponderExcluirGrupo: Maria Inês,Neuza,Reinaldo
A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar,já que essa diversidade deve se fazer presente antes de mais nada na sociedade,refletindo-se na escola.Portanto, essa questão vai muito além da comunidade escolar, o que resulta no grande desafio de se tornar uma questão cultural.
A diversidade e a pluralidade pode se tornar mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico,pois influencia diretamente no processo educacional,não só na escola, como também na sociedade.Certamente a partir daí teremos elementos que possam contribuir para uma escola mais democrática e verdadeiramente cidadã.