Estamos
iniciando nossa 2ª etapa e, abaixo, seguem
as orientações relativas às atividades obrigatórias do Caderno I.
Conforme combinamos, estas atividades serão realizadas coletivamente.
Bons estudos!
4ª: REFLEXÃO E AÇÃO – GRUPO IV (página 40)
Mediante sua participação no Conselho de Classe,
responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
OBSERVAÇÃO:
1- Selecione um líder, em cada grupo. Ele ficará encarregado de enviar as
atividades realizadas para mim.
2- Todas as atividades realizadas serão apresentadas no próximo encontro.
BOM TRABALHO!
Grupo: Alessandra, Elaine e WallaceAtividades referente ao caderno1- 2ª Etapa
ResponderExcluirGrupo: Alessandra, Elaine e Wallace.
4ª Reflexão e Ação – grupo IV ( pág. 40)
Mediante sua participação no Conselho de Classe, responda:
1- Quais foram os problemas levantados?
R= 1.1 Baixa auto- estima dos alunos;
1.2 Dificuldades em chamar a atenção dos alunos;
1.3 Falta de interesse dos alunos em conseqüência do distanciamento da família com a escola.
2- Quais os encaminhamentos propostos?
R=2.1 Reuniões com pais para apresentação de resultados bem como incentivos a participar mais ativamente da vida escolar dos filhos;
2.2 Ações pedagógicas que ajudem a trabalhar a auto- estima dos alunos;
2.3 Aprimoramento na apresentação de conteúdos para que haja mais interesse dos discentes.
3- Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
R= Problema é questão não resolvida ou de solução difícil e as queixas são as reclamações a respeito dessas situações difíceis.
4- Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
R= Questões que resgatem:
O interesse demonstrado pelos assuntos abordados;
Capacidade de compreender as explicações das atividades;
Capacidade de apreensão das ideias mais importantes no conteúdo trabalhado;
Desempenho no trabalho em grupo.
5- Quais foram as sugestões propostas?
R= Promover debates, estimular atividades colaborativas;
Utilização sempre que possível de recursos tecnológicos;
Visitas as instituições de pesquisas e universidades;
Participação em campanha de valorização da saúde, higiene, melhora de qualidade de vida e do ambiente;
Exposições culturais nas quais alunos trabalham montando projetos e apresentação ao público o resultado do trabalho.
6- Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
R= Participação, autonomia, transparência e o pluralismo.
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
R=Que este leve me consideração na hora da avaliação dos alunos o lado moral, participativo dos alunos como um integrante da escola, ou seja, quais são as suas contribuições para o bom andamento da escola.