terça-feira, 2 de dezembro de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO - TÓPICO 1



REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO VI - TÓPICO 1
A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo.
(O trabalho será em, sugerimos, pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):
– Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
– Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?

2 comentários:

  1. QUAIS TÊM SIDO OS MAIORES DESAFIOS NO CAMPO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL?

    Vários são os desafios no campo da Avaliação Educacional, mas podemos destacar como o maior deles, o fato das avaliações terem um caráter classificatório. Outros problemas surgem por não haver democracia, comunicação entre avaliação externa e institucional. As avaliações externas são padronizadas, com conteúdos escolhidos por quem formula a prova. Isto gera outro desafio que é o equilíbrio entre conteúdos trabalhados nas escolas e conteúdos cobrados pelas provas externas. Quase sempre não há uma conexão perfeita entre os mesmos.As avaliações externas classificam as instituições que por sua vez classificam seus alunos. Este é o desafio. Transformar as avaliações, principalmente em sala de aula, em avaliações com caráter diagnóstico, para que juntos, alunos x professores, possam ter a real clareza do que foi ensinado e aprendido. Partindo deste princípio, fica mais fácil se orientar, refazer planos, montar estratégias, quem sabe junto com os próprios alunos, para se alcançar a aprendizagem e a formação do aluno de forma integral. Se ele reconhece suas dificuldades e participa do processo para saná-las, está crescendo como aluno e como ser humano.
    Grupo
    Elaine
    Elenice
    Joana
    Wallace

    ResponderExcluir
  2. QUAL SUA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO E COMO ELA SE CONSTITUI NA SUA TRAJETÓRIA DOCENTE?

    A avaliação escolar tenha função importante no processo educacional. É imprescindível entendê-la como instrumento de análise do processo pedagógico que revela ao professor em que medida os alunos estão ou não assimilando os conteúdos trabalhados.Desse modo a avaliação será diagnóstica, possibilitando ao professor novas ações e ajustes no planejamento, respeitando os limites e as diversidades dos alunos. . Em nossa trajetória como professores, ainda que não tenhamos chegado em um sistema de avaliação que considere o aluno como um todo, já conseguimos ver nossos alunos com olhos diferentes, Principalmente aqueles que pouco recebem dos meios sociais em que vivem e que muitas vezes nos dão tanto com um olhar.Apesar de usar o sistema classificatório, avaliamos com técnicas variadas. Não usamos somente provas escritas como instrumento de avaliação. Na medida do possível, atendemos as dificuldades individuais, voltamos nossos conteúdos se necessário for, tentamos ensinar de formas diferentes e, avaliamos novamente para diagnosticar se os alunos venceram os objetivos esperados.
    Grupo
    Elaine
    Elenice
    Joana
    Wallace

    ResponderExcluir