Atividade 1 (Caderno 2 - Etapa II) –
A integração entre as Ciências Humanas como projeto pedagógico.
Caro professor, cara professora,
1. O texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar
exige o “encargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre
seus colegas. Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em
seguida, identifique um
conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação
interdisciplinar.
“Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em
em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de
outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da
compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo,
incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias
de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de
explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém,
diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da
disciplina denota conhecimento completo. O trabalho interdisciplinar exige
adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas
as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou
ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular,
processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum
Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente
evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna
um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um
crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade”
(Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and
interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of
New York Press, 2005).
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